ENTREGA DO CREDO E PROFISSÃO DE FÉ

 

ESQUEMA / METODOLOGIA

ENTRADA

- As crianças do 5º ano e seus pais já se encontram nos seus lugares no início da celebração.

- O 6º ano entra em procissão com a vela do Baptismo.

- Poderá ou não haver um cartaz colocado no espaço da celebração a indicar a Festa.

ADMONIÇÃO

- Depois da saudação inicial do Presidente, o/a catequista lê a admonição. (Ver texto abaixo)

LEITURAS

- Respeitar as do dia e ensaiar com os leitores quer o texto, quer a postura quer a deslocação até ao ambão.

MOMENTO

- Depois da homilia, o 6º ano acende as velas e faz a renovação das promessas do Baptismo.

- No final da celebração, antes da bênção final, o 5º ano posiciona-se de frente para a assembleia, no degrau do altar. Os meninos do 6º ano vão entregar aos do 5º as pagelas do Credo (que ficam ao lado em local preparado para o efeito) e vão-se posicionando em baixo, também de frente para a assembleia. Nessa altura o/a catequista entrega aos do 6º ano o Diploma da Profissão de Fé.

ADMONIÇÃO

Hoje o 5º e o 6º anos de catequese celebram as festas da Fé.

Ao longo deste ano de catequese, o quinto ano tem vindo a descobrir o projecto de Deus, olhando para a história da humanidade e aprendendo na Bíblia como é que Deus se tem relacionado connosco. Olhando para factos, histórias e pessoas que viveram há muitos séculos, têm vindo a descobrir que Ele tem estado sempre ao nosso lado e nos aponta os caminhos onde nós podemos encontrar a felicidade, descobrir a salvação e encontrar a Vida verdadeira e eterna. 

O grupo tem descoberto um Deus que olha para o seu Povo com amor; que pega no seu Povo ao colo quando ele já não tem forças para caminhar pelo deserto e o convida para uma “aliança”, estabelecendo com ele laços familiares.

É confiando nessa aliança que o povo responde e expressa a sua fé com a oração do Credo que hoje vão receber e cujo significado continuarão a aprofundar no próximo ano.

Também o sexto ano, que já compreendeu melhor o significado desta expressão de fé irá hoje proclamar a sua fé de modo especial, com a renovação das promessas do Baptismo.

Professamos a nossa fé em cada celebração dominical da Eucaristia através da recitação do Credo. No entanto, é quando renovamos as promessas do nosso Baptismo de vela na mão como símbolo da luz e da fé, como fazemos todos os anos na Vigília Pascal, que tornamos presente o nosso Baptismo e tomamos consciência da sua actualidade. 

A Profissão de Fé destes adolescentes é a sua grande oportunidade de tomarem essa mesma consciência e proclamarem a sua fé no meio da comunidade que os rodeia e os acompanha. 

Demos graças a Deus por podermos partilhar este momento em comunidade.

 

RECOMENDAÇÕES:

As leituras da missa podem ser feitas por pais que o saibam fazer e sejam praticantes. Respeitar as do Dia e ensaiar com os leitores, quer o texto, quer a postura, quer a deslocação até ao ambão.

Os adolescentes podem participar na apresentação das oferendas do pão e do vinho e fazer a recolha das ofertas, se preparados para tal.

Caso seja oportuno, o celebrante pode dirigir uma palavra final aos adolescentes e seus pais.